Fique atento às explicações, tenha em mente o que deseja obter com seu plano de negócios e mãos à obra!
1ª fase: Resumo Executivo
O Resumo Executivo é considerado por muitos a principal parte de um plano de negócios. Neste início será mostrado ao leitor exatamente o que será tratado no plano. Esta seção do documento pode ser utilizada para diversos fins, como: solicitar financiamentos, capital de risco, investimentos governamentais bem como apresentar a empresa para possíveis parceiros e clientes. Por este motivo, é importante ressaltar as perspectivas futuras para a empresa/negócio, as oportunidades identificadas, como o empreendedor irá alcançá-las etc.
Em linhas gerais, este resumo executivo deve conter:
- Descrição breve sobre a empresa/negócio,
- A história e a motivação para criação da empresa/negócio,
- Área de atuação, mercado potencial;
- Características únicas (diferencial) do produto/serviço;
- Foco e missão.
É recomendável que este ponto do plano de negócios tenha até 2 páginas, com o conteúdo sendo apresentado de forma clara e objetiva, sem muitos detalhes. Faz-se necessário ressaltar, também, que o resumo executivo deve ser o último ponto a se considerar no plano de negócios, uma vez que ele precisará de outras informações contidas no decorrer do documento.
2ª fase: Definição do Produto/Serviço
Nesta seção, o empreendedor deverá definir como será o produto ou serviço prestado. É neste ponto que o leitor terá em conta as características principais do produto/serviço, os diferenciais tecnológicos e funcionais e outras informações pertinentes.
Características
Deve-se relacionar neste item as principais características dos produtos/serviços da empresa, bem como os planos para o futuro (pesquisa e desenvolvimento) e as formas como a empresa posicionará seu produto frente aos concorrentes (atualização, formas de produção, recursos etc):
- Finalidade do produto;
- Formas de produção;
- Recursos utilizados para produção;
- Tecnologia utilizada na produção (atualização da empresa);
- Plano para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços;
- Demais informações afins.
3ª fase Definição do mercado de atuação
Clientes
Para a realização deste passo é necessário que a empresa defina os seguintes pontos:
- Quem são os clientes ou grupos de clientes que ela pretende atender?
- Quais são as principais necessidades destes clientes?
- Como o seu produto/serviço poderá satisfazer tais necessidades?
É de fundamental importância que o empreendedor saiba quem é o seu cliente, quais são as suas necessidades e anseios quando da busca pelo produto/serviço que vai oferecer. O processo de definição dos clientes em potencial deve ser focado na definição de quem será o usuário final deste produto/serviço, aquele que lidará diretamente com o que o empreendedor quer comercializar. Caso este ponto não seja analisado corretamente poderá gerar uma rejeição por parte dos clientes e/ou dificuldades no manuseio do produto.
É preciso saber, também, o que influencia os clientes na hora da compra, aspectos como preço, qualidade, embalagem, atendimento etc, são pontos críticos a serem pesquisados.
Acompanhe as sequências (pate - 2,3,4 e 5) ao lado direito deste blog------>
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