27 de outubro de 2010

Viciados em trabalho são alvos principais de assaltos virtuais

Ao carregar o notebook de um lado para outro, executivos ficam mais vulneráveis


Você se considera um viciado no trabalho e assíduo navegador da web? Caso sua resposta seja sim, então, cuidado! Você pode se tornar alvo de algum tipo de assalto virtual.

Com o número cada vez maior de profissionais que não medem esforços pela sua carreira, muitos não largam seus notebooks e telefones móveis de última geração. Mas o hábito de carregar o trabalho de um lado para outro aumenta o risco aos assaltos virtuais.

"Os workaholics – viciados em trabalho – costumam estar tão focados no próprio desempenho profissional que chegam a negligenciar alguns cuidados básicos, como garantir a segurança das informações que trazem no laptop ou que acessam mediante senha. Seja no aeroporto, num hotel ou mesmo em casa, a facilidade de poder estar conectado não garante toda segurança necessária para prevenir desastres", diz Guilherme Araújo, diretor comercial da Online Brasil.

Na opinião do executivo, a vulnerabilidade das informações sigilosas é um dos maiores desafios para as empresas que vendem soluções de infraestrutura de TI. "Há casos, por exemplo, em que os hackers instalam dispositivos para roubar informações sigilosas sempre que o executivo liga o equipamento. Isso tudo sem que ele sequer desconfie ser mais uma vítima de assaltado virtual. Áreas com rede wireless, hot spot, são bastante sujeitas a ataques".

Araújo diz que uma das armadilhas mais fáceis de reconhecer é o ícone indicando "free wi-fi" que surge na tela ao ligar o notebook. O que à primeira vista parece atrativo poderá corromper todas as informações estratégicas da empresa ou mesmo pessoais. "Quem gosta de levar vantagem em tudo ou é muito distraído costuma cair nessa armadilha mais facilmente, atraído pela facilidade. Mas corre o risco de ter sua vida devastada, dados bancários roubados, informações cadastrais e sigilosas de clientes passando na mão de bandidos... Enfim, um verdadeiro desastre".

O diretor comercial da Online Brasil alerta os viciados em trabalho a somente se conectar a redes desconhecidas em casos de extrema urgência. "Quando isso acontece, antes mesmo de se conectar à rede corporativa, ele deverá fechar a VPN (rede privativa virtual) para garantir a segurança da conexão. Outra dica importante é evitar deixar pastas compartilhadas e estar sempre com o antivírus atualizado. Por fim, vale a pena mencionar que as contas bancárias devem ser acessadas a partir de uma rede conhecida e protegida".

Fonte: Portal do administrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário